ITAPURANGA
por Rejane Brito e Maria de Fátima
Nossa cidade de Itapuranga tem uma tradicional festa desde 1988, o Domingo Cultural, que é realizado uma vez por ano, no mês de maio, criado então pelo vereador João Lima da Fonseca e pela ilustre moradora e hoje atual vereadora Maria Zélia Cardoso de Melo. O Domingo Cultural resgata as raízes de nossa história, conta com a presença de fiadeiras, bordadeiras e artesões, que mostram como era realizado os trabalhos manuais. Essa festa completou 26° edição, a festa se inicia as 5:30 da manhã com a orquestra e conta com apresentações o dia todo, o encerramento é por volta de 5:00 horas da tarde, quando começa o show com artistas regionais.
Fonte não informada
Que maraviiiilha! Que pena que só dura um dia. Tenho certeza que com tanta cultura para mostrar, podiam fazer pelo menos uns três dias de evento, não?
ResponderExcluirEsses tipos de eventos são uma grande oportunidade para juntar a comunidade e fazer com que as pessoas resgatem suas raízes e as fortaleçam. Além disso, é uma grande oportunidade para as pessoas de fora que querem conhecer a cultural local e tem pouco tempo para explorar.
Alegro-me muito sempre que vejo eventos como esse, pois mostra que mesmo com esse processo de globalização desenfreado que vem massificando as diversidades e tornando cada vez mais uniforme as características das cidades, o povo nativo continua dando vida à sua história, à sua identidade.
Gratidão por compartilhar!
Tainá Capoto
Polo Alto Paraíso de Goiás