Por Lazara Chaves.
Gostaria de relatar um pouco sobre a nossa cidade, a Cidade de Goiás é uma cidade pequena de aproximadamente 27 mil moradores, possui Curso de Graduação de Letras, Geografia, Matemática, História e Turismo pela UEG (Universidade Estadual de Goiás), cursos de Direito, Administração e Serviço Social pela UFG (Universidade Federal de Goiás) pela UnB/UAB temos Pedagogia e Geografia, esses cursos trazem muitos estudantes das cidades circunvizinhas. A cidade é uma cidade turística e envolve muitos acontecimentos durante o ano. Temos o carnaval que atrai turistas de vários cantos, o FICA (Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental), durante o evento são transmitidas amostras de filmes que mostram as diversidades do meio ambiente e o porquê de preservá-lo, além das amostras dos filmes, durante todos os dias acontecem shows com cantores goianos e exposições de trabalhos manuais feitos pelos artesãos da cidade. No último dia de evento acontece na praça de eventos próximo a beira rio um grande show que geralmente é para fechar com chave de ouro, como Caetano Veloso, Rita lee, Gal Costa...etc.
A cidade de Goiás é a cidade de Cora Coralina, poetiza que ficou consagrada por valorizar as casas, ruas e becos da cidade em seus poemas. Neste ano de 2014 ela completaria 125 anos. Na foto esta casa com 5 janelas é a casa dela, ao fundo apontando para o céu é a Igreja do Rosário, à frente é a Cruz do Anhanguera, dizem que era uma igreja e a enchente a derrubou levando todo ouro que tinha dentro inclusive um sino, mas por muitos anos garimpeiros fizeram seus trabalhos e nada foi encontrado. Esta foto ao lado mostra o Rio Vermelho quando está cheio, às vezes sobe tanto em período de chuva que chega a transbordar assustando a população, já que muitas casas são construídas às margens do rio.
A Semana Santa também é uma tradição que envolve muitos turistas, afinal a procissão de fogaréu é conhecida mundialmente, e muito bem interpretada pelos nossos atores goianos.
A cidade foi presenteada com a gravação da abertura da novela “Em Família”, que movimentou muito o comércio e o turismo durante o período da gravação.
O nosso cerrado é rico em alimento, temos o caju, o pequi, a mangaba, neste período de outubro quando começa as chuvas eles ficam todo movimentado com pessoas que saem de madrugada para pegarem as frutas fresquinhas no chão.
O quepode-se fazer com o caju? Doces, sucos ou chupa-los se forem doces, por que geralmente os cajus do cerrado são azedos, próprios para sucos e doces.
O pequi é um arvoredo que só quando a fruta cai no chão é que pode pegar, porque ela fica doce e saborosa, se for pega com a vara ele não tem sabor porque ainda não estava maduro. Do pequi pode-se fazer : arroz com pequi, pequi com frango, etc. as pessoas costumam congelar em conservas para que dure o ano todo, porque o período de cultivo é muito rápido e só temos uma vez no ano.
Esta é uma pequena história da nossa cidade, porque se fôssemos falar tudo de belo que nela existe escreveríamos um livro, mas vamos deixar para os outros colegas apresentarem mais.
Referências:
Nenhum comentário:
Postar um comentário