domingo, 9 de novembro de 2014

Belezas de Xapuri

É um prazer compartilhar com os alunos de Projeto 2, imagens de alguns dos lugares especiais de Xapuri. Espero que curtam!


1. Oca Xapuri (por Danusa e Kênia):


A "Limitada" onde funcionava a mais importante casa comercial da cidade, atualmente funciona a Oca Xapuri (Central de Serviço Público), oferecendo ao cidadão um atendimento de qualidade e humanizado, além disso preserva o patrimônio dando continuidade à história da população. O espaço possui três finalidades: um atendimento ao cidadão, um centro de inclusão digital e um memorial da " A Limitada" que retrata uma parte da história do município. 



2. Estrada da Borracha (por Claudete):
Xapuri, que está na desombocadura do Rio que lhe deu nome, com o Rio Acre, sempre teve destaque na história do Acre e da Amazônia. Durante os períodos conhecidos como "ciclos da borracha", era a principal referência (em termos sociais e culturais) do Acre em outras regiões do país. Na época movida e dirigida por famílias de comerciantes de origem sírio-libanesa, o município esbanjava luxo no pequeno centro urbano, e ocultava a situação de miséria social a que eram submetidas as famílias que moravam no interior da floresta extraindo o látex.
A partir da década de 1970, o município volta a chamar atenção devido à denuncias feitas pelo líder sindical Chico Mendes. Ligado à causa dos trabalhadores rurais, Chico Mendes é assassinado em 1988, mas deixa um legado importantíssimo na história do movimento ecológico mundial.
Mudanças no cenário político municipal ocorreram após a morte de Chico Mendes, e alguns de seus companheiros foram eleitos a cargos do legislativo e executivo.


3. A primeira escola de Xapuri (por Franciane):


Esta é a primeira escola de Xapuri, o Colégio Divina Providência. A história desse colégio inicia pelo amor de um padre Italiano Felipe Galerani a essas terras recém descoberta, sua missão seria pregar o evangelho, mas notou que a maior necessidade do recém criado município de Xapuri era a educação. Em 1928 foi fundado oficialmente o Colégio Divina Providência para moças, dirigido pelas freiras e administrado pelo Padre Felipe. O Colégio foi mantido por muitos anos até a Segunda Guerra Mundial. O reconhecimento estadual e a transmissão da responsabilidade da escola para o serviço público aconteceu no ano de 1968 pelo Governador Nabor Teles da Rocha Júnior. Por sua história, o Colégio é um marco da história da educação em Xapuri.

4. Encontro do Rio Acre com o Rio Xapuri (por Edileuza e Sebastiana):

Esta é uma das mais belas paisagens da nossa cidade de Xapuri: o encontro dos rios Acre e Xapuri.


5.Festa de São Sebastião (por Sebastiana):

Em Xapuri é comemorado no dia 20 de Janeiro a Festa de São Sebastião, o padroeiro da Cidade de Xapuri. É uma festa tradicional composta por vários romeiros e visitantes de outros Municípios que vem para prestigiar a festa. Temos quatro dias de festa  e no dia 20 acontece a procissão quando todos percorrem as principais ruas da cidade levando a imagem de São Sebastião. Xapuri também se transforma em um grande centro comercial temporário. Algumas ruas são fechadas para dar lugar aos tradicionais marreteiros, que vem de vários locais do Acre e de outros Estados para vender os seus produtos, como roupas, sapatos e outros. Segundo o Padre da Paróquia de São Sebastião a festa do padroeiro da cidade se fortalece a cada ano, independentemente dos fatos econômicas e sociais, como um momento de renovação da fé em São Sebastião.


6. Casa de Chico Mendes (por Kênia):
Nesta casa Chico Mendes morou com sua família (esposa e filhos). Nela encontra-se parte da história de vida do líder seringalista que lutou por muitos anos pela conservação da floresta amazônica, um pouco da história e dos seus últimos dias de vida está em exposição nessa casa localizada no município de Xapuri.



7. Estrada que corta a Reserva Extrativista Chico Mendes (por Edileuza e Sebastiana): Estrada que corta a Reserva Extrativista Chico Mendes em Xapuri Acre. Esta é uma das estradas por onde trafega látex (leite extraído da seringueira). Em Xapuri foi implantada uma fábrica de preservativo masculino Nátex, proporcionando muitos empregos para a população.




Um comentário:

  1. Olá meninas! Muito bom saber sobre Xapuri, pena que não consigo visualizar as imagens! Beijo pra vocês!

    ResponderExcluir